O que são transtornos de ansiedade?
A ansiedade é uma emoção normal. É a maneira do seu cérebro reagir ao estresse e alertá-lo sobre o perigo potencial à frente.
Todo mundo se sente ansioso de vez em quando. Por exemplo, você pode se preocupar ao enfrentar um problema no trabalho, antes de fazer um teste ou antes de tomar uma decisão importante.
A ansiedade ocasional está bem. Mas os transtornos de ansiedade são diferentes. Eles são um grupo de doenças mentais que causam ansiedade e medo constantes e avassaladores. A ansiedade excessiva pode fazer com que você evite o trabalho, a escola, as reuniões familiares e outras situações sociais que possam desencadear ou agravar seus sintomas.
Com o tratamento, muitas pessoas com transtornos de ansiedade podem controlar seus sentimentos.
Tipos de transtornos de ansiedade
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade:
- Transtorno de ansiedade generalizada . Você sente preocupação e tensão excessivas e irrealistas com pouco ou nenhum motivo.
- Transtorno de pânico . Você sente um medo repentino e intenso que provoca um ataque de pânico. Durante um ataque de pânico, você pode começar a suar, ter dor no peito e batimento cardíaco acelerado ( palpitações ). Às vezes, você pode sentir que está sufocando ou tendo um ataque cardíaco .
- Transtorno de ansiedade social . Também chamada de fobia social , ocorre quando você sente uma preocupação avassaladora e uma autoconsciência sobre as situações sociais cotidianas. Você se preocupa obsessivamente com os outros o julgando ou sendo envergonhado ou ridicularizado.
- Fobias específicas . Você sente um medo intenso de um objeto ou situação específica, como altura ou voar. O medo vai além do que é apropriado e pode fazer com que você evite situações comuns.
- Agorafobia .Você tem um medo intenso de estar em um lugar de onde parece difícil escapar ou obter ajuda em caso de emergência. Por exemplo, você pode entrar em pânico ou ficar ansioso quando está em um avião, transporte público ou na fila de uma multidão.
- Ansiedade de separação . Crianças pequenas não são as únicas que ficam com medo ou ansiosas quando um ente querido vai embora. Qualquer pessoa pode ter transtorno de ansiedade de separação. Se o fizer, você se sentirá muito ansioso ou com medo quando uma pessoa próxima sair de sua vista. Você sempre se preocupará com a possibilidade de algo ruim acontecer ao seu ente querido.
- Mutismo seletivo . É um tipo de ansiedade social em que crianças pequenas que conversam normalmente com a família não falam em público, como na escola.
- Transtorno de ansiedade induzida por medicamentos . O uso de certos medicamentos ou drogas ilegais, ou a abstinência de certas drogas, pode desencadear alguns sintomas de transtorno de ansiedade.
Diagnóstico de Transtorno de Ansiedade
Se você tiver sintomas, seu médico irá examiná-lo e fazer perguntas sobre seu histórico médico. Eles podem executar testes para descartar outras condições de saúde que podem estar causando seus sintomas. Nenhum teste de laboratório pode diagnosticar especificamente transtornos de ansiedade.
Se o seu médico não encontrar nenhuma razão física para como você está se sentindo, ele pode encaminhá-lo a um psiquiatra , psicólogo ou outro especialista em saúde mental. Esses médicos farão perguntas e usarão ferramentas e testes para descobrir se você tem um transtorno de ansiedade.
Seus médicos irão considerar há quanto tempo você tem sintomas e quão intensos eles são ao diagnosticar você. É importante informar aos seus médicos ou conselheiros se a sua ansiedade torna difícil desfrutar ou realizar as tarefas diárias em casa, no trabalho ou na escola.
Você pode começar consultando seu médico para descobrir se sua ansiedade pode estar relacionada à sua saúde física. Ele ou ela pode verificar se há sinais de uma condição médica subjacente que pode precisar de tratamento.
No entanto, pode ser necessário consultar um especialista em saúde mental se tiver ansiedade severa. O psiquiatra é um médico especializado em diagnosticar e tratar problemas de saúde mental. Um psicólogo e alguns outros profissionais de saúde mental podem diagnosticar a ansiedade e fornecer aconselhamento (psicoterapia).
Para ajudar a diagnosticar um transtorno de ansiedade, seu provedor de saúde mental pode:
- Faça uma avaliação psicológica. Isso envolve discutir seus pensamentos, sentimentos e comportamento para ajudar a localizar um diagnóstico e verificar se há complicações relacionadas. Os transtornos de ansiedade geralmente ocorrem junto com outros problemas de saúde mental – como depressão ou uso indevido de substâncias – o que pode tornar o diagnóstico mais desafiador.
- Compare seus sintomas com os critérios do DSM-5. Muitos médicos usam os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association, para diagnosticar um transtorno de ansiedade.
Tratamento de Transtornos da Ansiedade
Existem muitos tratamentos para reduzir e controlar os sintomas do transtorno de ansiedade. Normalmente, as pessoas com transtorno de ansiedade tomam remédios e procuram aconselhamento.
Os tratamentos para o transtorno de ansiedade incluem:
Medicação . Vários tipos de medicamentos são usados para tratar transtornos de ansiedade. Converse com seu médico ou psiquiatra sobre os prós e os contras de cada medicamento para decidir qual é o melhor para você.
Os dois principais tratamentos para transtornos de ansiedade são psicoterapia e medicamentos. Você pode se beneficiar mais com a combinação dos dois. Pode ser necessária alguma tentativa e erro para descobrir quais tratamentos funcionam melhor para você.
Psicoterapia
Também conhecida como psicoterapia ou aconselhamento psicológico, a psicoterapia envolve trabalhar com um terapeuta para reduzir seus sintomas de ansiedade. Pode ser um tratamento eficaz para a ansiedade.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a forma mais eficaz de psicoterapia para transtornos de ansiedade. Geralmente um tratamento de curto prazo, a TCC se concentra em ensinar habilidades específicas para melhorar seus sintomas e retornar gradualmente às atividades que você evitou por causa da ansiedade.
A TCC inclui terapia de exposição, na qual você gradualmente encontra o objeto ou situação que desencadeia sua ansiedade, de modo que você ganha confiança de que pode controlar a situação e os sintomas de ansiedade.
Remédios
Vários tipos de medicamentos são usados para ajudar a aliviar os sintomas, dependendo do tipo de transtorno de ansiedade que você tem e se você também tem outros problemas de saúde física ou mental. Por exemplo:
- Certos antidepressivos também são usados para tratar transtornos de ansiedade.
- Um ansiolítico chamado buspirona pode ser prescrito.
- Em circunstâncias limitadas, seu médico pode prescrever outros tipos de medicamentos, como sedativos, também chamados de benzodiazepínicos, ou bloqueadores beta. Esses medicamentos são para o alívio de curto prazo dos sintomas de ansiedade e não se destinam ao uso em longo prazo.
A principal característica desse transtorno é uma ansiedade ou preocupação constante.
Os sintomas mais importantes são expectativa apreensiva e preocupação excessiva.
De modo geral, os pacientes estão sempre aflitos com questões do cotidiano, demonstrando medo e achando que algo de ruim pode acontecer.
O Transtornos de Ansiedade vem acompanhado de um série de sintomas:
O principal sintoma dos transtornos de ansiedade é o medo ou a preocupação excessivos. Os transtornos de ansiedade também podem dificultar a respiração, o sono, a quietude e a concentração. Seus sintomas específicos dependem do tipo de transtorno de ansiedade que você tem.
1 Tensão muscular;
2 Irritabilidade;
3 Dificuldade de concentração;
4 Sensação de “tensão”;
5 Cansaço.
- Pânico, medo e inquietação
- Sentimentos de pânico, desgraça ou perigo
- Problemas de sono
- Não sendo capaz de ficar calmo e quieto
- Mãos ou pés com frio, suado, entorpecido ou formigando
- Falta de ar
- Respirar mais rápido e mais rapidamente do que o normal (hiperventilação)
- Palpitações cardíacas
- Boca seca
- Náusea
- Músculos tensos
- Tontura
- Pensar sobre um problema repetidamente e não conseguir parar (ruminação)
- Incapacidade de concentração
- Evitando intensa ou obsessivamente objetos ou lugares temidos
Causas e fatores de risco do transtorno de ansiedade
Os pesquisadores não sabem exatamente o que causa os transtornos de ansiedade. Uma complexa mistura de coisas desempenha um papel importante em quem consegue e quem não consegue.
Causas do Transtorno de Ansiedade
Algumas causas de transtornos de ansiedade são:
- Genética . Os transtornos de ansiedade podem ocorrer em famílias.
- Química do cérebro . Algumas pesquisas sugerem que os transtornos de ansiedade podem estar ligados a circuitos defeituosos no cérebro que controlam o medo e as emoções.
- Estresse ambiental . Isso se refere a eventos estressantes que você viu ou viveu. Os eventos de vida frequentemente associados a transtornos de ansiedade incluem abuso e negligência na infância, a morte de um ente querido, ser atacado ou sofrer violência.
- Retirada ou uso indevido de drogas . Certos medicamentos podem ser usados para ocultar ou diminuir certos sintomas de ansiedade. O transtorno de ansiedade muitas vezes anda de mãos dadas com o uso de álcool e substâncias.
- Condições médicas . Alguns problemas cardíacos, pulmonares e da tireoide podem causar sintomas semelhantes aos transtornos de ansiedade ou piorar os sintomas de ansiedade. É importante fazer um exame físico completo para descartar outras condições médicas ao conversar com seu médico sobre ansiedade.
Fatores de risco para transtorno de ansiedade
Algumas coisas também aumentam a probabilidade de você desenvolver um transtorno de ansiedade. Esses são chamados de fatores de risco. Alguns fatores de risco você não pode mudar, mas outros você pode.