Clínica de Recuperação

Terapia cognitiva comportamental

A terapia cognitiva comportamental é amplamente utilizada atualmente no tratamento da dependência química. A cognitiva comportamental ensina aqueles que estão se recuperando de um vício e doença mental a encontrar conexões entre seus pensamentos, sentimentos e ações, e aumentar a consciência de como essas coisas afetam a recuperação.

Compreendendo a terapia cognitiva comportamental

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é uma classificação de aconselhamento em saúde mental fundada na década de 1960 pelo Dr. Aaron T. Beck.

A terapia cognitiva comportamental ajuda as pessoas a lidar com pensamentos e sentimentos problemáticos para superar o vício.

A terapia cognitiva comportamental é amplamente usada atualmente no tratamento da dependência química. A terapia cognitiva comportamental ensina os adictos em recuperação a encontrar conexões entre seus pensamentos, sentimentos e ações e aumentar a consciência de como essas coisas afetam a recuperação.

Juntamente com o vício, A terapia cognitiva comportamental também trata distúrbios concomitantes, como:

  • Ansiedade
  • Transtorno de déficit de atenção (ADD)
  • Transtorno bipolar
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Distúrbios alimentares
  • Transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)

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Como funciona a terapia cognitiva comportamental?

A terapia cognitiva comportamental mostra que muitas ações e emoções prejudiciais não são lógicas ou racionais. Esses sentimentos e comportamentos podem vir de experiências anteriores ou de fatores ambientais.

Quando uma pessoa viciada entende por que se sente ou age de determinada maneira – e como esses sentimentos e ações levam ao uso de substâncias – ela está mais bem equipada para superar o vício.

Os terapeutas cognitivo-comportamentais ajudam os adictos em recuperação a identificar seus “pensamentos automáticos” negativos. Um pensamento automático é baseado no impulso e freqüentemente vem de equívocos e sentimentos internalizados de dúvida e medo. Freqüentemente, as pessoas tentam se automedicar esses pensamentos e sentimentos dolorosos bebendo ou usando drogas.

Ao revisitar continuamente as memórias dolorosas, os adictos em recuperação podem reduzir a dor causada por eles. Eles podem, então, aprender novos comportamentos positivos para substituir o uso de drogas ou álcool.

Terapia cognitiva comportamental e tratamento de vícios

Pensamentos negativos automáticos costumam ser a causa raiz dos transtornos de depressão e ansiedade, que são transtornos comuns que ocorrem simultaneamente com o vício. Isso significa que pensamentos automáticos podem aumentar a probabilidade de alguém abusar de drogas e álcool.

A terapia cognitiva comportamental ajuda os pacientes a superar o vício em drogas e o alcoolismo ao:

  • Ajudando a rejeitar crenças falsas e inseguranças que levam ao abuso de substâncias
  • Fornecendo ferramentas de autoajuda para melhorar seu humor
  • Ensino de habilidades de comunicação eficazes

Gatilhos – situações que “desencadeiam” desejos ao longo do dia – evitam que muitos viciados fiquem sóbrios. A terapia cognitiva comportamental ajuda os viciados em recuperação a lidar com os gatilhos de três maneiras principais, de acordo com o National Institute on Drug Abuse.

Habilidades para gerenciar gatilhos

ReconhecerIdentifique as circunstâncias que levam ao uso de drogas ou bebida.
EvitarAfaste-se de situações de gatilho sempre que possível ou apropriado.
CopeUse técnicas de TCC para abordar e aliviar emoções e pensamentos que levam ao abuso de substâncias.

As técnicas de terapia cognitiva comportamental podem ser praticadas fora do consultório do terapeuta. Os adictos em recuperação podem fazer muitos exercícios de TCC sozinhos, em casa ou em grupo.

Grupos de apoio ao vício, como o programa de treinamento de autogestão e recuperação (SMART), também incorporam os princípios da terapia cognitiva comportamental em seus exercícios de autoajuda para estimular a sobriedade contínua.

Técnicas de terapia cognitiva comportamental

Os terapeutas cognitivo-comportamentais usam exercícios específicos para ajudar na recuperação do vício.

Exemplos de técnicas de terapia cognitiva comportamental usadas no tratamento da dependência incluem:

  • Registros de pensamento

    Os adictos em recuperação examinam os pensamentos negativos automáticos e procuram evidências objetivas que apóiem ​​e refutem esses pensamentos. Eles listam evidências a favor e contra seus pensamentos automáticos para comparar e contrastar. O objetivo é ajudá-los a ter pensamentos mais equilibrados e menos severos, avaliando criticamente o que estão pensando.

    Exemplo: “Meu gerente acha que sou um inútil. Preciso beber para me sentir melhor ”torna-se“ É normal cometer erros e posso aprender com isso. Minha gerente apreciará que eu aprenda com meus erros e acate seus conselhos. Não preciso de álcool para me sentir melhor comigo mesma. ”

  • Experimentos Comportamentais

    Esses exercícios contrastam os pensamentos negativos com os positivos para ver qual é mais eficaz na mudança de comportamento. Algumas pessoas respondem melhor à bondade própria e outras à autocrítica. Os experimentos comportamentais tratam de descobrir o que funciona melhor para o indivíduo.

    Exemplo: “Se eu for duro comigo mesmo depois de beber excessivamente, beberei menos” vs. “Se eu falar gentilmente comigo mesmo após beber excessivamente, beberei menos.

  • Exposição baseada em imagens

    Neste exercício, os adictos em recuperação pensam em uma memória que produz sentimentos negativos poderosos. Eles tomam nota de cada visão, som, emoção, pensamento e impulso naquele momento. Ao revisitar freqüentemente memórias dolorosas, a pessoa viciada pode reduzir a ansiedade causada por elas ao longo do tempo.

    Exemplo: Um jovem se concentra em uma memória dolorosa da infância. Ele relembra cada detalhe e emoção do momento. Com a exposição repetida, a memória causa-lhe cada vez menos dor, reduzindo a necessidade de se automedicar com drogas ou álcool.

  • Agenda de atividades agradáveis

    Essa técnica envolve fazer uma lista semanal de atividades saudáveis ​​e divertidas para interromper as rotinas diárias. Essas tarefas devem ser simples e fáceis de realizar, ao mesmo tempo que estimulam emoções positivas. Agendar essas atividades agradáveis ​​ajuda a reduzir os pensamentos automáticos negativos e a subsequente necessidade de usar drogas ou beber.

    Exemplo: em vez de usar drogas ou beber no trabalho, um consultor financeiro sobrecarregado relaxa em sua mesa por quinze minutos todos os dias. Ele usa esse tempo para encontrar e desfrutar de uma nova música de um novo artista musical.

Como a terapia cognitiva comportamental difere de outras psicoterapias

A terapia cognitiva comportamental oferece uma alternativa prática aos métodos de terapia menos envolventes.

Os viciados em recuperação fazem mais do que falar com seus terapeutas durante uma sessão de terapia cognitiva comportamental e os terapeutas fazem mais do que ouvir passivamente. Em vez disso, viciados e terapeutas trabalham juntos para tratar o vício.

A terapia cognitiva comportamental é baseada no tratamento rápido e focado na ação. Muitos programas de reabilitação de 60 a 90 dias incluem a terapia cognitiva comportamental para fornecer às pessoas técnicas de enfrentamento imediatas.

Algumas técnicas de psicoterapia podem levar anos para ter um forte impacto. A terapia cognitiva comportamental geralmente requer 16 sessões para produzir resultados significativos.

A terapia cognitiva comportamental é adaptável, tornando-a eficaz em ambientes hospitalares e ambulatoriais, bem como em ambientes de aconselhamento individual e em grupo. Muitos terapeutas e centros de tratamento de dependência incluem a terapia cognitiva comportamental como parte de seus planos de recuperação.

Encontre os recursos necessários para vencer o vício

Superar o vício requer muitas pessoas e recursos. O tratamento da dependência química em regime de internamento e ambulatório pode ajudá-lo a ficar sóbrio e a evitar recaídas. Conselheiros de saúde mental estão disponíveis para ensinar as habilidades de vida necessárias para manter a recuperação.